UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
CURSO DE PEDAGOGIA IV PERÍODO
PROFESSOR: JOAS
DÉBORA MESQUITA DO NASCIMENTO
Informática e formação de professores
O processo de informatização em nossa sociedade vem acompanhado da crescente utilização da informática. Podemos perceber que a Tecnologia está tomando um espaço em todos os lugares, um exemplo a ser dito é nas escolas. Dentro da escola o computador serve como um meio de utilização que busca informação, tira duvidas e de certa forma faz os alunos se interagirem mais na aula.
Sendo assim a introdução do computador na escola não deve ser prioridade, uma vez que as escolas possuem necessidades básicas que precisam ser atendidas primeiramente, como infra-estrutura adequada, condições mínimas de alimentação e saúde para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores. Mas de certa forma ter um computador na escola já ajuda muito, pois vivemos em uma época de tecnologia, que tudo fica mais fácil, basta dar um clique.
Desta forma podemos dizer que a tecnologia ajudar o professor a ministrar uma boa aula. Mas não quer dizer que essa aula seria boa só se tivesse o recurso de computadores, data show, ou até mesmo de uma simples televisão. O professor que deve ter a consciência de que a tecnologia é um meio de ajudar e não de ensinar, pois esse papel só é do professor. Uma aula mal preparada não será melhor apenas com o uso do computador. A tecnologia pode talvez mascarar a deficiência de um professor, mas, se usada inadequadamente, não deixa de ser prejudicial ao aluno. O computador não é solução para problemas pedagógicos da sala de aula, não supre, por si, as dificuldades na formação do professores, pois o maior problema não se encontra nas questões de informatização. No caso da formação de professores o problema maior se encontra nas lacunas do conteúdo escolar, nos espaços de formação pedagógica e de aparato metodológico, que impedem, ou pelo menos dificultam a orientação para uma prática pedagógica mais conseqüente.
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.
Contudo, para que de fato a utilização desta ferramenta como recurso didático pedagógico se dê de forma adequada, mobilizadora, questionadora e desafiante é preciso preparar e sensibilizar o professor para que ele tire o melhor proveito desta tecnologia. Envolver os professores nesse novo contexto é um grande desafio porque não se trata de ensiná-los não somente a manusear a tecnologia, e sim mostrar a ele que a tecnologia ajuda, mais é preciso que o professor possa compreender que é só um meio de melhorar e não de prejudicar. Isso porque o que se observa é que muito dos professores se acostumaram a ministrar aulas com data show e se não tiver esse instrumento o “professor” parece que perde o rumo e a aula acaba se tornando monótona e sem sentido. Por isso, se tiver um acompanhamento a mais com os professores, seja de escolas ou de faculdades, trazendo na prática como lhe dar com a tecnologia na sala de aula, e de como utilizar-se desta tecnologia para ministrar uma boa aula, fazendo os alunos se envolverem e realmente curtirem a aula, podemos dizer que concerteza a qualidade de ensino melhoraria.
esse texto é claro qd diz: A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.portanto é logico que está bem claro e objetivo o texto
ResponderExcluiresse texto é claro qd diz: A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.portanto é logico que está bem claro e objetivo o texto
ResponderExcluir